Quem Somos

Histórico da Paróquia São João Bosco

Há mais de vinte anos a Paróquia São João Bosco, se acha instalada no Parque Residencial Eloy Chaves. Em 1980 foi doada uma área de um pouco mais de 7.000m pelo Sr. Vail Chaves e Sra Antonieta Cintra Chaves Gordinho, destinada à construção da Igreja. No dia 08 de dezembro de 1980, dia consagrado a Imaculada Conceição, foi realizada a Primeira Missa Campal, presidida por Dom Roberto Pinarello de Almeida, então Bispo Diocesano de Jundiaí, tendo como co celebrante o Padre Eduardo, que serviu como marco inicial da imissão de posse da Paróquia no imóvel que receberá em doação. Após este evento marcante, toda comunidade uniu-se em torno da busca de recursos para construção da Igreja Provisória.

Atualmente  as Missas e Celebrações são realizadas nas dependências do Salão para Festas, vez que a antiga Igreja foi demolida, por problemas técnicos de ordem estrutural, sendo que demolição ocorreu no inicio do ano 1999.

O Padre Benevenuto Felipe Nery, Salesiano que se encontrava à frente da Paróquia, deu inicio para que os Salesianos fossem os primeiros administradores da Paróquia e assim constituir o Padroeiro da Igreja, São João Bosco, por solicitação da Inspetoria Salesiano de São Paulo. Em agosto de 1985, é que foi canonicamente constituída a nova Paróquia de São João Bosco, criando a partir de então, personalidade jurídica própria, formalizada através de Decretos do então Bispo Diocesano, Dom Roberto de Almeida.

Em  2004, o então Pároco José Luiz Nascibem, convidou o Paroquiano e arquiteto Marcelo Alexandre Medeiros da Silva, para elaboração do projeto da Igreja Matriz, que após aprovação do Bispo Diocesano Gil Antonio Moreira, foi encaminhada à Prefeitura Municipal para aprovação e sob a administração do atual Pároco João Batista Carvalho.

A Paróquia São João Bosco é composta pela Matriz sediada no Parque Eloy Chaves; Comunidade Nossa Senhora de Fátima no bairro do Medeiros; Comunidade Sant’Anna no Jardim Ana Carolina e Comunidade Nossa Senhora Aparecida na Fazenda Ermida. Ainda a Paróquia se responsabiliza pelas Missas e Celebrações nas dependências do Uirapuru Country Club.

O primeiro responsável pela Paróquia São João Bosco foi o Padre Geraldo quando as missas eram realizadas nas dependências da Escola Brando. Depois veio o Padre Benevenuto Felipe Nery, Salesiano, que permaneceu por um ano sendo substituído pelo Padre Eduardo Nunes Sarridel, também Salesiano, que permaneceu por três anos. Posteriormente, a Paróquia foi assumida pelo Padre Wagner Medeiros por cinco anos e depois foi substituído pelo Padre Fernando Varela Neto por quatro anos. Após este, o Padre Luiz Aranha, responsável pela construção da Casa Paroquial, ficou à frente por mais dois anos, sendo substituído pelo Padre José Luiz Nascibem. Por ultimo temos o atual Padre João Batista Carvalho, que tomou posse da nossa Paróquia, dia 27 de fevereiro de 2005. A Paróquia São João Bosco conta também

Com o Diácono Benedito Pedro Toledo de Oliveira, ordenado dia 09 de dezembro de 1990.

Graças a DEUS, após muitos anos de luta e muito trabalho e dedicação de toda à comunidade, que em 29 de maio de 2005, foi efetivado o assentamento da pedra fundamental para edificação da nova Igreja, com a presença do Bispo Diocesano Dom Gil Moreira, que fez a benção da pedra, após a celebração eucarística sob a presidência do Padre João Batista Carvalho.

Em breve continuação …

Comments are closed.