# Matrimônio

Preparação

Os noivos que procuram a Igreja para o Matrimônio devem ser instruídos sobre o sentido do Sacramento e suas responsabilidades como futuros esposos e pais cristãos.

Os noivos devem participar do Encontro de Preparação para o Matrimônio, cuja programação obedecerá às normas da Arquidiocese.

Para se casarem na Igreja, os noivos devem ser pessoas batizadas, que se esforçam para viver o seu compromisso cristão, crismados, participantes da Eucaristia e da vida da comunidade cristã. Por esse motivo, o Encontro de Preparação para o Matrimônio deve ser organizado de tal forma que os ajude a voltar à Igreja, quando dela estiverem afastados. Os noivos procurem a Paróquia da noiva ou do noivo para ali realizar o Processo Matrimonial, que deve ser feito , com tres meses de antecedência.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO MATRIMONIAL

Requisitos do casal:
• Nunca terem sido casados na Igreja Católica Apostólica Romana (não estar em condição de 2ª união)
• Convivem juntos, mas não são casados no civil e religioso.
• São casados apenas no civil.
• Residem na região da Paróquia.

O processo matrimonial deve ser iniciado com antecedência de dois meses. Inicia-se com o anexo dos seguintes documentos:

1. Identidade e CPF dos noivos (Xerox)
2. Certidão de batismo atualizada (através da certidão original, pedi-se a certidão de batismo atualizada para fins matrimoniais, ESTA TEM VALIDADE SOMENTE DE 6 MESES)
3. Certidão de Óbito: caso seja viúvo (a)
4. Certidão de casamento com a Averbação do Divórcio: ser for divorciado (se tiver somente a separação não poderá casar-se)
5. Declaração do Civil (Quando marcar casamento no cartório pedir declaração para levar a Igreja)
6. Comprovante de residência de ambos (Xerox)
7. Comprovante de preparação para o casamento(curso de noivos)
8. Padrinhos do religioso (escolher um padrinho da noiva e um do noivo, que serão as testemunhas)
9. Entrevista. Os noivos deverão comparecer no dia e horário pré-estabelecidos.
10. Taxa do Matrimonio 01 (um) salário mínimo (vigente do mês de casamento) sendo R$150,00 no dia da reserva da data e o restante até 30(trinta) dias antes do casamento.
11. Flores: a escolha dos profissionais deve ser feita entre noivos e floriculturas autorizadas e cadastradas na paroquia. Não serão permitidas floriculturas que estejam fora desse cadastro.
12. Música e Fotógrafo: a escolha fica a critério dos noivos.

FAVOR PROCURAR SECRETARIA DA IGREJA PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Para informações sobre a cerimônia e como proceder na preparação a celebração temos este site com todas as orientações: NORMAS GERAIS PARA CASAMENTO