Domingo de Ramos terá benção da cruz. E na Páscoa, “dever de casa” para crianças

De maneira inédita, a celebração do ‘Domingo de Ramos’ para os católicos não terá procissão e benção dos ramos neste ano. Para minimizar os impactos das restrições impostas no combate ao novo coronavírus, a Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, em Jundiaí (SP), vai transmitir pela internet uma celebração especial neste domingo (5), às 9h30, e pede a ajuda dos fiéis para um momento especial.

“Como não há possibilidade de se fazer a procissão e a tradicional benção dos ramos por conta de todos os cuidados que estamos tomando, queremos que as pessoas tenham em mãos, durante a missa, aquele crucifixo que fica na parede da casa, na porta. Faremos a benção deles e pedimos, depois, que as pessoas nos mandem fotos. Todas serão publicadas nas nossas mídias sociais”, comentou o pároco, padre Michael Henrique.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, momento mais importante do ano para os católicos pois revive a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém, o Calvário, a morte na cruz e a ressurreição.

Crianças – As crianças também terão uma missão especial para o Domingo de Páscoa (12), segundo o padre Michael. “Pedimos que as crianças façam um desenho, junto com os pais, para simbolizar este momento tão especial da Igreja Católica”, explicou. “Eu sempre recebo desenhos na porta da paróquia, antes das missas, por isso pensei neste ‘dever de casa’ para elas”.

Os desenhos, assim como as fotos das cruzes, vão para as mídias sociais da Paróquia São João Bosco.

Transmissões – Sem poder ir à igreja após a suspensão das celebrações (no intuito de evitar aglomerações), católicos da paróquia São João Bosco participam das missas pela internet. No último final de semana, as celebrações feitas ao vivo pelo Facebook bateram 21 mil visualizações.

As transmissões pela internet são comuns na paróquia, que completa três décadas este ano. Durante a semana do ‘Cerco de Jericó’, por exemplo, mais de 300 mil pessoas foram alcançadas na divulgação ao vivo durante as 20 horas de transmissão – segundo dados obtidos do Facebook e Youtube.

Texto: IRS Comunicação e Marketing