Cortejos

Procissão de Entrada

Peça orientação para a equipe de Matrimônio, pois o roteiro entregue aos noivos pode ser alterado em alguns pontos.

Casamento na Capela – Comunidade Matriz

Poderão ser excluídas todas as entradas ou manter apenas a entrada da noiva. A escolha cabe aos noivos.

Entrada do Noivo

O noivo poderá entrar após os padrinhos (2ª Entrada). Essa alteração deve ser feita no roteiro que os noivos entregarão para a equipe de cerimonial até 20 dias antes da data da cerimônia. Se desejar entrar junto com os pais, é importante saber que o corredor é estreito, não cabem 3 pessoas lado a lado.

Entrada dos Pais

Segundo o cortejo tradicional, o pai do noivo entra com a mãe da noiva. Mas não há obrigatoriedade: os pais da noiva podem entrar juntos, bem como os pais do noivo.

Cônjuges dos Pais

Caso os pais do noivo ou da noiva não sejam casados entre si, os respectivos cônjuges poderão participar do Cortejo de Entrada e dos Cumprimentos finais. Caberá aos noivos organizarem a procissão de entrada e informar à Equipe da Igreja.

Pajens e Damas

Essa entrada também poderá ser alterada, para antes ou depois do noivo. Os pajens também poderão entrar junto com o noivo ou com a noiva.

As crianças tem sido imprevisíveis, muitas se recusam a entrar assim que a porta se abre e, aquilo que deveria ser lúdico, acaba se tornando uma situação estressante para os pequenos, e necessário as crianças estarem acompanhada de um resposavel.

Quanto a outras crianças, menores ou maiores de 4 anos, poderão entrar com os pais se eles forem padrinhos e não se importarem de levar os filhos. Confirme com seus irmãos, cunhados e amigos, pois as vezes eles preferem deixar a criança com alguém da família.

Padrinhos

O sacramento do matrimônio não exige a presença de padrinhos e sim de duas testemunhas (CIC.1.108 §1º) que presenciem a realização do rito sacramental. Segundo as Normas Paroquiais do Sacramento do Matrimônio, os noivos poderão convidar até 8 casais de padrinhos, sendo 4 para a noiva e 4 para o noivo.

Duas testemunhas maiores de 21 anos assinarão a Ata do Casamento minutos antes do início da cerimônia.

Caso os noivos desejem a participação de avós ou outros parentes na procissão de entrada, os mesmos contarão como padrinhos, exceto padrastos e madrastas, conforme explicado anteriormente.

Alterem a sequência de entradas no Roteiro da Cerimônia conforme interesse e encaminhem para a Equipe de Cerimonial da Igreja para revisão. É importante respeitar as Normas Paroquiais ao elaborar o roteiro.