O processo matrimonial deve ser iniciado com antecedência de 6 meses.

Requisitos do casal

• Não serem casados na Igreja Católica Apostólica Romana
Nenhum dos dois pode ter recebido o Sacramento do Matrimônio anteriormente, salvo se viúvo ou em caso de nulidade sacramental.
Os noivos deverão apresentar:

Documento de identidade (RG) – XEROX.

Comprovante de residência. O endereço que constará no processo da Igreja deverá ser o mesmo do processo do Civil (Cartório) – XEROX .

Certidão de batismo atualizada dos noivos, dentro do prazo de validade.

De posse da Certidão original, na Paróquia onde foi batizado, solicita-se a Certidão de Batismo Atualizada para fins matrimoniais (válida por 6 meses).

Certidão de Óbito do cônjuge, caso seja viúvo.

Certidão de Casamento com a averbação do divórcio, caso seja divorciado. Se tiver somente a separação, não poderá casar-se.

Comprovante de preparação para o casamento – Participação no Encontro de Noivos.

Protocolo do Processo Civil – Solicitar no Cartório 3 meses antes da data do casamento na Igreja.

Cópia da Certidão de Casamento, se já casados no civil.

Noivos de outra Paróquia: Apresentar documento de transferência. Solicitar na Paróquia onde cada um dos noivos reside.

Padrinhos do Religioso: Entregar formulário preenchido com os dados das testemunhas oficiais da cerimônia. Uma pessoa para a noiva e uma pessoa para o noivo.

Entrevista. Os noivos deverão comparecer no dia e horário pré-estabelecidos.

Espórtula. A taxa do matrimônio deve ser paga no dia da entrevista ou, em caso de transferência, 30 dias antes da data do casamento. Compreende um salário mínimo vigente (pode sofrer alteração). Leia o item 18 das Normas Gerais para Celebração de Casamento.

Decoração. Informar-se na secretaria paroquial antes de contratar serviço de decoração.

Equipes de Música, Fotografia e Filmagem: A escolha fica a critério dos noivos.