Músicas

Solicita-se aos noivos cuidado ao escolher o repertório musical, privilegiando músicas que falam do amor cristão.

As normas gerais para celebração do Sacramento do Matrimônio seguem orientação diocesana, que solicita aos noivos coerência na seleção do repertório musical, optando por músicas que valorizem o amor cristão e o Sacramento que irão receber. Por isso, o repertório escolhido pelos noivos será analisado e alguma música pode ser contraindicada por abrir margem a dupla interpretação de seu significado, por conteúdo impróprio ou por abordar relacionamentos platônicos.

Sobre a Aclamação antes do Evangelho

A Aclamação acontece antes da leitura do Evangelho.

Ao cantá-la, a assembleia acolhe e saúda ao Senhor e professa a sua fé na presença de Jesus Cristo.

O Aleluia é cantado em todos os tempos fora da Quaresma.

Pesquise VÍDEOS sobre “Cantos de Aclamação ao Evangelho durante a Quaresma”.

Se não há cantor, ou, por algum motivo, não há música para o Aleluia, seguiremos a orientação do assistente da celebração (padre ou diácono).

Cantos demasiadamente longos também não são indicados.

O ideal é que o canto termine assim que notarmos que o sacerdote ou diácono está pronto para iniciar a leitura.

Sala de espera

A expressão é inadequada, visto que a Igreja não é uma sala de espera, mas um templo de oração.

Dessa forma, Noivos que combinarem com a equipe de música contratada um acolhimento musical antes do início da cerimônia, deverão se preocupar em propiciar aos convidados um ambiente acolhedor e favorável ao encontro com Deus. As músicas instrumentais clássicas ou barrocas e as músicas sacras atingem com facilidade este fim e são as mais indicadas para este momento.

Dê a sua opinião