Mais de 350 pessoas participam de ação social na Paróquia São João Bosco

Em dezembro de 2016 e com o tema “a cruz: loucura para alguns, amor para outros”, a Paróquia São João Bosco, do Eloy Chaves, realizou o Cerco de Jericó e para essa edição, o evento religioso fez uma ação social elaborada pelos voluntários da paróquia. Um estande foi montado na igreja para pessoas fazerem o pré-cadastro e serem doadores de medula óssea.

Seguindo sequência da trabalho social, no dia 25 de fevereiro, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realizou a coleta dos pré-cadastrados no Cerco de Jericó. O evento ocorreu no salão paroquial. “Essa ação social vem de encontro com o primeiro mandamento ‘Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo’. Fizemos esse trabalho voluntário para que as pessoas pudessem perceber que podemos, sim, fazer o bem sem olhar a quem”, explica o pároco Aguinaldo Tavares Ribeiro.

O processo de doação foi simples. Foi retirado pela veia uma pequena quantidade de sangue e preenchido uma ficha com informações pessoais. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Para os coordenadores da ação social, trabalhar voluntariamente foi uma excelente iniciativa e uma proposta totalmente inovadora por parte da Paróquia, inclusive, da Diocese de Jundiaí.

“É extremamente importante, as pessoas terem mais informações sobre o que é o transplante e como se tornar um doador. Talvez ainda não tenhamos a consciência que a salvação da vida de alguém pode estar em nossas mãos, consequentemente, a salvação de uma família. A sensação de ver que deu certo essa ação foi, parte de um dever cumprido, como alguém que viveu de perto esse sofrimento e como cidadã eu precisava fazer algo para levar esperança para alguém, mas a minha felicidade só se completará se eu, e a nossa campanha verdadeiramente salvar alguém”, afirma Flávia Marione, incentivadora da ação e que viveu esse momento com seu marido, falecido em fevereiro do ano passado, por conta de uma Leucemia Linfóide Aguda.

Já para Clóvis Morales, ajudar o próximo é a principal ferramenta de um cristão. “Abraçamos a causa do nosso amigo, João Paulo, e que tinha tudo a ver com o tema do Cerco de Jericó. Já temos um mês para próximo evento. Será em setembro, só estamos confirmando o dia com a instituição de saúde. Esperamos essa mesma quantidade de pessoas nessa próxima ação”, espera.

Acesse a página da comunidade no Facebook para ter mais informações. CLIQUE AQUI!

Dê a sua opinião